MENSAGEM DO SECRETÁRIO



Políticas públicas e ações alinhadas aos ODS



Em um mundo em constante transformação, onde desafios socioeconômicos e ambientais demandam ações concretas e coordenadas, o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) é mais crucial do que nunca.

O Distrito Federal, ciente de sua responsabilidade como ente federativo, orgulha-se em apresentar seu Relatório Local Voluntário, destacando iniciativas e políticas destinadas a promover o bem-estar humano, a proteção do meio ambiente e o progresso econômico sustentável. Toda essa programação governamental está alinhada aos princípios dos ODS, e já apresenta resultados em tão pouco tempo, considerando o recorte proposto com início em janeiro de 2019. Como caso concreto desse trabalho, destaco a criação da cidade do Sol Nascente.

O Sol Nascente é o testemunho vivo de um investimento histórico, que remodelou o tecido urbano da região, mas também redefiniu as perspectivas e oportunidades dos seus habitantes. A cidade, antes conhecida como a maior favela do Brasil, já recebeu do Governo do Distrito Federal mais de R$ 630 milhões em investimentos, que buscam um desenvolvimento inclusivo e sustentável. São obras de infraestrutura – como pavimentação asfáltica, escolas, unidades de saúde e saneamento – e ações sociais, a exemplo da inauguração do restaurante comunitário, que comercializa refeições ao valor simbólico de R$ 1.

O Relatório Local Voluntário do Distrito Federal não é uma mera prestação de contas. É o compromisso contínuo do Governo do Distrito Federal em promover um desenvolvimento sustentável, que beneficie a todos os cidadãos, sem deixar ninguém para trás. Por meio de parcerias colaborativas, políticas inovadoras e investimentos estratégicos, estamos pavimentando o caminho para um futuro mais justo, próspero e ambientalmente consciente para as gerações presentes e futuras.

O Governo do Distrito Federal demonstra aqui que está unido ao mundo, num esforço comum. No esforço de construir um futuro onde o desenvolvimento sustentável não seja apenas um ideal distante, mas sim uma realidade tangível e acessível para todos!


Ney Ferraz Júnior

Secretário de Estado de Economia do Distrito Federal
Coordenador da Comissão Distrital para os ODS

Fonte